top of page

Trattoria, Ristorante, Osteria, Taverna... O que é o que?

  • Foto do escritor: Renato Brito
    Renato Brito
  • 27 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

OSTERIA: O termo osteria, tem origem na palavra oste, do francês antigo ostesse, que por sua vez deriva do latim hospite(m), hospede em português. Uma das primeiras representações da palavra osteria está no capítulo do Poder Judiciário do “Signori di Notte” que, como o nome sugere, zelavam pela tranquilidade noturna de Veneza, no século XIII . A etimologia do nome refere-se a verdadeira função do lugar que é a da hospitalidade. Locais semelhantes às osterias já existiam na Roma antiga e se chamavam enopolium, enquanto que em thermopolium era servida comida e bebida quente, mantidas em temperatura ambiente em grandes potes de barro colocados no balcão : exemplos bem conservados podem ser vistos nas escavações de Pompeia.

Concluindo, as osterias surgiram como espaços de restauração, em locais de trânsito ou nas de comércio que neste caso há estradas, praças e mercados. Logo tornou-se também locais de encontro para as reuniões, as relações sociais. Os locais, muitas vezes pobres e humildes, assumiram importância de acordo com o lugar onde estavam. O vinho foi o elemento inevitável juntamente com outros, digamos, opcionais ligados a osteria na sua origem: a comida, os quartos e a prostituição. TRATTORIA: A trattoria é um exercício público, principalmente popular, tipicamente italiano, para a venda e consumo de refeições no local. O nome deriva do verbo trattare em italiano, por sua vez vem da palavra francesa traiteur, derivado de traiteur, ou seja tratar, preparar.

Alguns trattorias chegam a serem bem conhecidas e procuradas pela sua comida de qualidade e pela caracterização, de preparações de pratos locais -regionais. De uma forma geral, os seus preços já são uma atrativo local, que é caracterizado por uma maior simplicidade no serviço e mobiliário, mas não em qualidade e quantidade de alimento oferecido é muitas vezes excelente.

TABERNA ou TAVERNA em italiano: A taberna é um espaço público no qual o cliente pode pedir uma bebida e algo para comer, ou num bom português, o botequim. A taberna é muito parecido com o bar, mas a diferença é que o bar tem abertura noturna somente, e algumas tabernas abrem na hora do almoço e a segunda coisa é que as tabernas servem refeições completas, sem grande opção de menu, como os nossos botequins. RISTORANTI: O termo restaurante, vem do francês restaurant, da restaurer, ou seja, ristorare em italiano, restaurar em português. Esta palavra vem citada pela primeira vez no século XVI, com o significado de “um alimento que restaura “, e se refere principalmente a uma sopa rica e de gosto refinado.

O significado moderno do termo nasceu por volta de 1765, quando um cozinheiro parisiense chamado Boulanger abriu uma empresa de catering. O primeiro restaurante a adotar a forma que mais tarde se tornou padrão hoje em dia, com o cliente sentado em sua mesa com a sua própria porção, tendo a possibilidade de escolher o que comer a partir de um menu, com horário de funcionamento específico, foi o Grand Taverne de Londres, fundada em 1782 por um homem chamado Antoine Beauvillier. Parece que o nome é derivado do lema “Vinde e eu vos restaurarei”, pregado na fachada do primeiro edifício deste tipo.

Fonte: passeiosnatoscana.com

留言


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page