Panna Cotta
- Renato Brito
- 27 de mai. de 2017
- 1 min de leitura
A panna cotta é uma sobremesa típica da região italiana do Piemonte, embora a verdadeira origem desta receita seja incerta. A principal versão é a de que o doce teria sido inventado por uma descendente de húngaros no início do século XX, na sub-região piemontesa de Langhe – berço do Barolo e do Barbaresco, grandes vinhos enaltecidos por todo o mundo. De qualquer forma existem outras versões da origem deste prato e como sabemos é bastante difícil hoje em dia descobrir qual é a verdadeira.
Elaborada a partir de nata de leite, açúcar, gelatina e baunilha, a panna cotta é normalmente consumida com compotas, com caldas de frutas da estação ou somente com frutas frescas. Outra forma de servi-la é acompanhada de uma bela colherada de doce de leite, dando um toque mineiro ao preparo italiano. É realmente imperdível!

O termo em italiano significa literalmente “nata cozida”. Esta delícia geralmente é feita com os ingredientes acima, entretanto pode-se acrescentar outros ou fazer substituições para enriquecer o preparo. Em alguns lugares da Itália a receita já aparece, por exemplo, com a adição de rum ou de marsala, um tipo de vinho fortificado siciliano do mesmo tipo do vinho do porto.
A panna cotta, mais do que um doce específico, hoje em dia vem ganhando força entre os grandes chefs internacionais como uma base de preparo para outras sobremesas e receitas que fogem bastante da original italiana.
Origem: jornalalecrim.com
Comments