top of page

Degustação de Vinhos em Casa

  • Foto do escritor: Renato Brito
    Renato Brito
  • 23 de jun. de 2017
  • 2 min de leitura

Voce sabia que pode ter, na sua casa, uma verdadeira degustação de vinhos?

Muitas pessoas querem aprender sobre vinhos. Experimentam a maior quantidade possível, lêem artigos sobre variedades, denominações e estilos, brincam em casa com combinações de vinho e comida.

Sentar-se à mesa, degustar diversos tipos diferentes de vinhos, aprender detalhes, anotar sensações, ouvir histórias e curiosidades, conhecer novos sabores, aprender sobre Terroir, Notas, Rituais, Técnicas, Taças...

Tudo isso no conforto do seu lar, dividindo esse prazer entre amigos ou familiares.

Em uma Degustação de Vinhos em Casa, você escolhe quais vinhos quer experimentar, qual o dia e horário, e pronto! Um Chef experiente cuidará de tudo, para lhe proporcionar a melhor experiência, em sua própria Sala de Estar.

Não seja surpreendido com a conta no fim da noite: os valores são combinados com antecedência e no dia voce e seus familiares poderão aproveitar ao máximo essa deliciosa experiência.

São vários tipos de modalidades:

Degustação vertical

Este formato consiste no mesmo vinho, mas de colheitas diferentes. Você só tem que escolher um vinho que você ame e scolha pelo menos três safras diferentes.

Este formato de degustação é muito educativo porque permite ver a evolução do vinho e observar mudanças.

Degustação horizontal

Você pode escolher vários vinhos de uma mesma colheita, cepa ou vale, mas de diferentes linhas. A esta modalidade damos o nome de degustação horizontal. Você pode observar como cada linha e enólogo interpretam de maneiras diferentes cada cepa. É um exercício muito útil. Você pode harmonizar os vinhos com comida e lembrar o comportamento de cada linha com tira-gostos ou receitas.

Também é possível experimentar vinhos de uma mesma safra, mas de cepas diferentes. Neste caso o denominador comum é o vale ou a denominação de origem. Esta degustação horizontal te permitirá ver a influência das condições do vinhedo nos estilos de vinho.

Degustação comparativa

É possível escolher, por exemplo, a mesma cepa mas com origem em diferentes regiões. Assim você pode se dar conta de como as condições climáticas influenciem e marcam os vinhos, desenvolvendo diferentes aromas, sabores e estruturas.

Degustação de vinhos espumantes

Uma degustação também pode ser feita somente com vinhos espumantes de diferentes estilos. Assim será possível ver as diferenças enológicas, como o tempo de guarda ou o nível de açúcar.

Às cegas ou aberta

A degustação pode ser às cegas ou aberta. Às cegas significa que você deve cobrir os rótulos com bolsas de pano ou papel alumínio para que os convidados não saibam que vinhos estão provando. Serão descobertos apenas após o término da degustação. Este sistema é muito bom para os degustadores mais avançados, que querem colocar à prova suas habilidades e comparar sua experiência com outros.

Naturalmente os vinhos também podem ser apresentados com seu nome e origem à vista. Isso permitirá que o mesmo seja degustado e que se converse sobre ele, com todas as informações possíveis.

Vinho e Comida

A degustação é servida com uma tábua de queijos ou uma seleção em embutidos, com uma sobremesa ao final.

Gostou? Saiba mais em www.renatobritopersonalchef.com/menus/

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page