Regiões da Itália – Toscana
- Renato Brito
- 6 de jul. de 2017
- 2 min de leitura
Linda região que nasce no mar Tirreno, quase sem planícies e com muitas colinas, formando assim grandes vales, que sobem até o Apenino, confinando com as regiões do Norte e do Centro.

Toscana é uma belíssima terra, sustentada com a perseverança e tenacidade de seu povo, que soube transformá-la numa região das mais férteis da Itália. Lá, se cultiva e se cria de tudo, produzindo as melhores carnes do mundo, tornando a Tagliata e a Costata Fiorentina que, temperados com o refinado azeite toscano, uma especialidade de prato cobiçado pelos grandes degustadores de carne.
Também como outras regiões, aqui se produz variados embutidos, entre eles o célebre Salame Toscano. Muito bons são os queijos, quase todos elaborados com leite de ovelha. As indústrias dulcíferas reproduzem com alta fidelidade receitas seculares como o Panforte e outros à base de amêndoas ou farinha de castanha. Talvez por manter intactos os antigos hábitos culinários, a cozinha Toscana é uma das mais saudáveis e gostosas da Itália.
Toscana é a pátria dos mais importantes artistas deste milênio, como Rafaello e Boticcelli. Michelangelo foi o grande arquiteto da Basílica de SanPietro no Vaticano e o escultor das estátuas Della Pietá, de Moisés, Davi e várias outras. Também foi ele quem pintou o Giudizio Finale na Capella Sistina. Foi Leonardo da Vinci o grande gênio que teoricamente inventou vários mecanismos e aparelhos, entre eles o de se locomover no ar, na terra e no fundo do mar. Galileu foi o primeiro a sustentar a ideia de que a Terra é redonda e, de uma certa forma, contribuiu, então, para o homem conquistar o espaço. Enfim, com Dante Alighieri, fez-se da Toscana o berço da língua italiana.
Fonte: comunitaitaliana.com.br
Comments