Rungis, o maior mercado de produtos frescos do mundo em Paris
- Renato Brito
- 22 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

Mercado Rungis em Paris
Paris é uma cidade que se tratando de gastronomia, só revela surpresas agradáveis e lugares da melhor qualidade possível. Nos arredores da cidade, e próximo ao aeroporto de Orly, fica o Rungis, o maior mercado de produtos frescos do mundo, num espaço de mais de 2 milhões de metros quadrados. Uma verdadeira cidade-mercado, que impressiona pelos números anuais em relação às mercadorias, vendedores, compradores, e etc.

O espaço destinado a peixes do Rungis
O Rungis é um verdadeiro sonho para qualquer cozinheiro e amante a gastronomia. Inaugurado em 1964, promove da melhor maneira possível os produtos regionais e locais, aproximando o produtor do consumidor. Em imensos pavilhões separados por carne, peixes, frutas e legumes, derivados do leite e ovos, charcutaria, e flores é possível encontrar absolutamente tudo, e na melhor qualidade possível.

Atum fresco sendo vendido no Rungis
A ideia de estar numa cidade mercado vai fixando assim que percorremos todos os pavilhões, com suas impressionantes estruturas e tamanhos. No espaço destinado a carnes, temos boi, cordeiro, bezerro, aves como pato, codorna, pombos e frangos, e também o porco. Durante todo o pavilhão, é perceptível como o consumo de miúdos é forte por aqui.

Espaço destinado a carnes do Rungis
O pavilhão de queijo é um verdadeiro paraíso com mais de 450 tipos a venda e gigantes exemplares a mostra, deixando um cheiro marcante no ar. Camembert, brie, parmesão, gruyère, emmental, roquefort, reblochon, sazonais como o Mont d’or, e vários outros sobre pilhas e pilhas de caixas. Temos ainda o setor da charcutaria, que os melhores exemplares de foie gras, chamam a atenção de qualquer um.

O queijo italiano parmegiano reggiano sendo vendido no Rungis
Para fechar com chave de outro, o pavilhão de legumes que parece ser o maior, fornece vegetais do mais alto padrão de qualidade, e com uma variedade de impressionar. O destaque fica para a última parte, com os fantásticos cogumelos e suas diversas espécies. Em todos os setores do mercado, é perfeita a limpeza e organização, dentro do melhor padrão possível.

Enorme variedade de cogumelos sendo vendido no Rungis
São mais de 1200 companhias e produtores vendendo o melhor de seus produtos diariamente no mercado Rungis, e cerca de 12 mil funcionários para organizar essa enorme logística. Produtos como os vistos por lá, tornam o trabalho do cozinheiro até mais fácil, tendo em vista que em diversas partes do mundo, encontrar um ingrediente de qualidade é a grande dificuldade. É fantástico ver o carinho e a valorização que os franceses tratam e dão os seus produtos e ingredientes, e isso faz do país ter uma das melhores cozinhas do mundo.
Fonte: petitgastro.com.br
Comments