Regiões da Itália – Piemonte
- Renato Brito
- 5 de jul. de 2017
- 1 min de leitura
Ao falar desta região gostaria de unificá-la com a Valle d'Aosta, agora separada e autônoma, mas que outrora, formavam uma única região. Os dois povos, juntos, não deixaram deturpar seus hábitos culinários, mas sim, influenciaram países vizinhos como a França e a Suíça.

O Piemonte é uma região realmente encantadora: com planícies, muitas colinas e altíssimas montanhas, coroando os Alpes italianos. Não tem litoral, mas nem por isso deixa de ser uma das regiões mais ricas e desenvolvidas da Itália. Cheia de histórias...
Dos seus bosques brotam os melhores funghi e trufas, se criam rebanhos produzindo carnes nobres e um bom leite que é transformado em queijo de primeiríssima qualidade como por exemplo a Fontina que é usado derretido na Fonduta (Fondue) ou em recheios, gratinados, etc. Entre vários outros queijos desconhecidos aqui no Brasil, com certeza se destacam o Grana Padano piemontês.
Muito importante é a indústria dulcífera, com seus biscoitos e chocolates. Esta região também possuí as mais modernas indústrias, como a Fiat (Fábrica Italiana Automobili Torino) que está entre as maiores do mundo, sem dúvida.
Fonte: comunitaitaliana.com.br
Comentarios