Regiões da Itália – Lombardia
- Renato Brito
- 3 de jul. de 2017
- 1 min de leitura
Belíssima região situada no extremo norte da Itália, com montanhas que chegam a ultrapassar 4.000 m de altura e confinam-se com a Suíça. A Lombardia é uma região que possui os mais variados climas e paisagens, com lindos lagos, cheia de nascentes que irrigam os ricos e férteis campos verdes.

Lá, habita um povo realmente trabalhador, de grande instinto empresarial. Na lavoura se cultiva de tudo: o arroz das planícies, os famosos pimentões doces, os mais variados legumes e hortaliças. Se criam vários tipos de animais: aves, como faisões e gansos, suínos, usados na produção de suculentos embutidos, e, na carne bovina, se destacam as de vitela, dando fama às costeletas e ossobucos. Com o leite se produz vários queijos que são exportados para o mundo inteiro, como por exemplo o gorgonzola, mascarpone (usado para confeccionar o famoso doce tiramissu), taleggio, stracchino e o grana padano.
A indústria dulcífera também é de elevada importância. Entre seus biscoitos de amêndoas amargas, colomba de Páscoa, torrone e vários outros, sem dúvida se destaca o famosíssimo Panetone. Todos esses produtos são elaborados em uma indústria sofisticada, competindo com o mundo inteiro, sem no entanto deturpar as tradições milenares dessa região.
Por falar em indústria, a Lombardia, cuja capital é Milano, pode se orgulhar de possuir um parque industrial dos mais variados e densos do mundo, e a maior renda per capita que qualquer outro país.
Muitas são as especialidades que deram fama a cozinha italiana dessa região, de nível internacional, como Ossobuco e o Risotto alla Milanese.
Fonte: comunitaitaliana.com.br
Comments