Regiões da Itália – Liguria
- Renato Brito
- 2 de jul. de 2017
- 2 min de leitura
Terra de rara beleza, com o formato de meia-lua, portanto bastante estreita. Esta região se confina com a França e regiões Nórdicas. Suas montanhas contribuem para frear os ventos frios, transformando o clima mais ameno, típico Mediterrâneo.

As terras são raras, íngremes e pedregosas, mas o seu povo de muita garra transformou as encostas em verdadeiros degraus, onde se cultivam vários tipos de flores, tanto assim que este lugar se chama Riviera dei Fiori.
Quem viaja pela autoestrada pode perceber que toda a costa é um imenso jardim florido o ano inteiro. Talvez um dos lugares mais lindos do mundo! Nestas encostas se cultivam também as mais variadas ervas aromáticas, de intenso sabor, influenciando na cozinha desta região, dando-lhe um aroma peculiar.
Nos bosques, entre nozes, pinhões e vários tipos de funghi, se encontram também os raros tartufi (trufas) e também azeitonas, que se transformam em um azeite ultrafino e levíssimo, largamente usado nas misturas de suas iguarias.
Belíssimo mar, azul e profundo, cheio de peixes, predominando os tipos como atum, olhete, peixe-espada, entre outros. Nas áreas costeiras se encontram grandes viveiros onde estão saborosíssimos mariscos. Praias lindas, pitorescas cidadezinhas, algumas situadas em altos rochedos, outras em belíssimas enseadas. Outrora simples aldeia de pescador, hoje refúgio dos milionários do mundo inteiro, que, com suas embarcações, enriquecem mais ainda seu panorama, como, por exemplo, Portofino.
Gênova é a capital. De seu porto saíram os grandes navegadores para a descoberta das Américas. Desde então, fez-se a ligação da Europa com o resto do mundo.
Gostaria de lembrar que foi aqui que embarcaram nos navios "Conte Biancamano", "Conte Grande" e outros, os primeiros imigrantes do Brasil.
Fonte: comunitaitaliana.com.br
Comentários