Combinação de Vinhos – Massas e Risotos
- Renato Brito
- 1 de jun. de 2017
- 1 min de leitura
A massa e o risoto são pratos versáteis e que facilmente agradam o paladar. A grande diversidade de preparação de cada um deles faz com que a harmonização do vinho varie de acordo com os ingredientes escolhidos para a receita. Vejamos algumas opções:
Risoto com camarão: o queijo e a manteiga do risoto dão cremosidade ao prato, o que combina muito bem com vinho branco Chardonnay. E apesar de muitos não gostarem de queijo com frutos do mar – alguns até abominam essa combinação, no caso do risoto muitos entendem que é possível abrir uma exceção. O espumante será mais indicado se, além do camarão, o risoto tiver algum ingrediente ácido, como limão ou tomate.
Massa com molho funghi: se a massa for servida sozinha, sem acompanhar uma carne, por exemplo, o ideal é servi-la com vinho tinto leve, como o Pinot Noir e/ou o Beaujolais; se estiver acompanhando alguma ave ou carne, o vinho pode ser um pouco menos leve, como um Carménère chileno.
Massa com ragu de pato: o que prevalece é o gosto do pato, que harmoniza muito bem com vinho Carménère, Sangiovese ou Shiraz.
Risoto de cordeiro: a gordura do cordeiro aumenta a cremosidade da manteiga e do queijo do risoto, fazendo com que o prato harmonize muito bem com tintos mais encorpados, como o Bordeaux, Brunello de Montalcino, Barolo, Malbec, Shiraz ou Cabernet Sauvignon.

Fonte: winer.com.br
Opmerkingen