Regiões da Itália - Emilia Romagna
- Renato Brito
- 30 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
Subindo no mapa (de acordo com o trajeto que estamos fazendo) é a primeira região do Norte da Itália.

Considero a mais completa e privilegiada das regiões, sob todos os pontos de vista. Seu povo que a explora inteligentemente, comercializando seus produtos no mundo inteiro. No mar, criando uma grande indústria pesqueira e várias especialidades gastronômicas. Nas praias, juntando-se com a hospitalidade dos romagnoli, trazem o maior fluxo de turistas do mundo inteiro, destacando-se as cidades de Rimini e Riccione. Em suas grandes planícies e vastas colinas se cultivam todos os tipos de alimentos, como arroz, trigo, grandes variedades de frutas e verduras. Também se criam vários animais de abate, sem dúvida destacam-se os suínos, pois o preparo dos embutidos é muito bem elaborado. Por exemplo: a Coppa que é feita com uma parte do músculo do pescoço, o Cotechino usado para ser preparado com lentilha ou com os Bollito (cozidos) que é feito com grande quantidade da parte da cabeça do porco. O Zampone, que é uma perna de porco desossada e recheada com determinada parte do porco. Mas entre vários embutidos como o Culatello, Salame di Felino, Bondiola, Pancetta e vários outros. Eu acho que a mais famosa é sem dúvida a mortadela de Bolonha. Tem coisa melhor? Tem alguém que não goste? Todo mundo é louco por este delicioso embutido. Também não podemos esquecer do grandioso Prosciutto di Parma que é feito exclusivamente com coxa de suíno criado na região e curtido por no mínimo 12 meses no ar seco das colinas Emilianas, tornando-o um alimento gostosíssimo, saudável e de fácil digestão.
Queijos. Tem coisa mais famosa no mundo que o Grana Padano ou o Parmiggiano Reggiano? Acho que aqui não preciso falar mais nada.
A Emilia Romagna é o berço da cozinha italiana difundida no mundo e que deu impulso a chefes de cozinha de outros países a introduzir em suas especialidades iguarias típicas desta região.
Quero dizer que é muito comum entrar num restaurante francês e se deparar em seu cardápio com pratos como Fettuccine, Lasagne, Ravioli, Tortellini, etc.
Também nesta região encontra-se indústria de todos os tipos como a de fabricação do açúcar, massas, indústrias confeiteiras, de cerâmica, sapatos, vestuário e automobilística (Ferrari, Lamborghini, Maserati e outros).
Bolonha, a capital é um grande centro cultural, histórico e científico na vanguarda da medicina mundial, especialmente na ortopedia. Habitada por gente moderna e elegante.
Fonte: comunitaitaliana.com.br
Comments